Facetas de porcelana


Facetas de porcelana

O que são?
A faceta é uma restauração em porcelana que envolve apenas a parte externa do dente.



Em que situação é recomendada?
A faceta laminada é recomenda da por motivos estéticos ou mesmo funcionais, que em grande maioria são devido à excesso de restaurações, diferenças de cor, má-formação, correção de formato e de posição.


Qual a vantagem desse tratamento?
A vantagem é a grande modificação estética conseguida de uma maneira rápida (geralmente em duas sessões) e ao mesmo tempo segura.

É resistente?
Com a evolução das porcelanas e dos processos de confecção, a resistência é bastante satisfatória, sendo muito similar aos dentes naturais. É importante lembrar que vai depender muito do dentista e do protético que irá realizar o trabalho. A porcelana é como um vidro, tendo boa sustentação e espessura correta (dadas pelo correto preparo ou desgaste do dente), e sendo confeccionada com material de qualidade, ela terá uma longevidade de muitos e muitos anos.


Destaca-se facilmente?
Não, desde que se providencie uma boa cimentação (responsabilidade do dentista). A faceta é "colada" com cimento resinoso, ou seja, uma resina fluída indicada para esse uso.


Precisa de controles e manutenção periódicos?
Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação periódica; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.


Enquanto é feita, os dentes ficam desprotegidos?
Durante a fase de confecção da faceta laminada no laboratório, o paciente utiliza uma faceta de resina provisória, imperceptível à outras pessoas.


Qual a durabilidade?
A durabilidade vai depender da boa higienização do paciente e de sua utilização. Temos casos de restaurações de porcelana com mais de 30 anos na boca do paciente em perfeito estado.


ANTES


DEPOIS